Site MANT Belém

domingo, 26 de outubro de 2008

A importância de um amigo

Somos seres humanos e necessitamos nos relacionar com outras pessoas. No mundo atual é muito fácil conhecer pessoas usando recursos como o Orkut, MSN, sites, bate-papo, etc. Mas não são com essas que compartilhamos nossos problemas, ou contamos nossos segredos, pedimos ajuda, conselhos... O que é ser um amigo? Que casos de amizade temos na Bíblia?




Rute e Noemi
Rute era casada com o filho de Noemi, com a morte de seu marido Rute deixa de ter qualquer compromisso com Noemi, podendo deixá-la, assim como fez Orfa, sua outra nora, porém Rute fez diferente, cuidou de sua sogra e em um momento difícil declarou sua amizade por ela, elas se ajudaram e prosperaram.

Com a morte dos filhos Noemi, ela se despede das noras e diz para elas irem embora (Rt. 1:3-13). Rute declara sua amizade por Noemi e insiste para ficar com a sogra, assim juntas partem para Belém (Rt. 1:14-18).
Rute, por algum tempo, trabalha e sustenta sua sogra, depois Rute se casa, mas não se esquece de Noemi.

Jesus e Lázaro
Lázaro era realmente amigo de Jesus, e a recíproca era verdadeira. Quando Jesus soube que seu amigo havia morrido foi ao seu encontro, e como prova de amizade ressuscitou a Lázaro.

(Jo 11).
A Bíblia mostra no v.5 que Jesus realmente amava a Lázaro e o chama de amigo no v.11.
Jesus amava tanto seu amigo que, ao ver Marta reclamar pela morte do irmão Jesus chora, v.31-36.
Jesus agradece a Deus pelo pedido atendido, e chama Lázaro, e ele vem. Jesus ressuscitou seu amigo, v.41-44.

Nem sempre temos bons amigos, podemos conviver com pessoas a vida inteira e acharmos que temos um amigo, mas quando menos esperamos o “amigo” se mostra.

Jó e seus três “amigos”
Jó era um homem rico e fiel a Deus, mas passa por um teste do próprio Deus, Jó perde tudo o que tem, seus bens, sua família, Jó se viu sem nada e ninguém. Em um momento de dor, os três amigos de Jó vão visitá-lo, passam sete dias sem falar nada por se comoverem com a situação, mas em seguida falam mal de Jó, o culpam por tudo que está acontecendo com ele.

Os amigos se comovem com o sofrimento de Jó (Jó 2:11-13).
O “amigo” de Jó o acusa por todo o sofrimento que tem passado (Jó 4:6-9).

Nós precisamos de amigos, para conversar, compartilhar as nossas dores e alegrias, para nos ajudar e nos ensinar. Viemos em sociedade, não podemos nos isolar e acharmos que o nosso “mundinho imaginário” é melhor e por isso não vamos nos relacionar. Precisamos de amigos.

O que Bíblia nos fala sobre os amigos
Devemos cuidar dos nossos amigos, pois na hora dificuldade eles serão fieis nos ajudarão (Pv 17:17).
O amigo ajuda o outro e é verdadeiro, mesmo que isso venha doer no início (Pv 27:6).
Suporte e perdão, essas coisas o nosso amigo sempre deve esperar de nós (Cl 3:13).
Podemos aprender e melhorar com o nosso amigo e ele conosco (Pv 27:17).

Uma boa amizade pode acrescentar muito em nossa vida e nos ajudar, mas uma má amizade pode nos destruir!

Indícios de má amizade
Más conversas, falatório que não edifica, que não trás benção, que não acrescenta nada de positivo, sinal de má amizade, má companhia (II Tm 2:16-17).
Quem tem esses atributos não deve ser nosso amigo (Cl 3:5-6).

Ter amigos é saudável, ter bons amigos é excelente. Devemos avaliar com quem nos relacionamos, ver se essa pessoa fala coisas edificantes, se está conosco por amizade mesmo, se ela nos ajudar a estar perto de Deus ou se nos afasta dele, devemos pensar em tudo isso e muito mais. Se você fizer essa avaliação e perceber que não tem bons amigos, saiba que tem alguém que sempre estará disposto a ser seu amigo, Jesus, Ele nunca lhe deixará, sempre lhe ajudará, e o melhor: lhe ama hoje e pra sempre.

Os bons amigos nos dão alegrias de presente!
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP