Site MANT Belém

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Perdão e felicidade andam juntos

A felicidade tem sido procurada ardentemente pelos povos de todos os tempos. Alguns a procuram no dinheiro, na riqueza; outros na fama. Muitos tentam encontrá-la no casamento, na família e em outros lugares.

Salmo 32
1 Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. 2 Bem-aventurado o homem a quem o SENHOR não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. 3 Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. 4 Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio (Selá). 5 Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao SENHOR as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado (Selá). 6 Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. 7 Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento (Selá)”.

1) A fonte da felicidade

Bem-aventurado (feliz) o que é perdoado (v. 1-2) Quando somos perdoados nosso coração fica leve, nosso rosto sorridente, o peso da culpa e da dor são retirados de nós.

O Senhor é quem dá o perdão (Dn 9:9-10) Mas tu és misericordioso e estás pronto para nos perdoar, mesmo quando nos revoltamos contra ti. Desobedecemos à tua ordem, ó Senhor, nosso Deus, e não seguimos as leis que nos deste por meio dos teus servos, os profetas”. O verdadeiro perdão vem de Deus.

Jesus tem autoridade para perdoar (Mt 9:6) Jesus demonstrou sua autoridade de perdoar quando foi para a cruz em nosso lugar. Portanto, só Ele, que se entregou por nós, tem capacidade para dizer: “Perdoados estão os teus pecados”.

O bom ânimo vem com o perdão (Mt 9:2) O Senhor nos diz que o perdão nos dá um ânimo novo, novas expectativas, vontade de viver, porque com ele vem a certeza que tudo será diferente.

2) O caminho para a felicidade

a) Não se calar acerca do pecado (v. 3-4) Calar significa tentar esconder, disfarçar, dissimular, ou até mesmo não reconhecer o próprio pecado. Quando fazemos assim nosso corpo sofre, nos tornamos pessoas secas, vazias, envelhecidas, com um humor ruim e desagradável.

b) Confessar o pecado (v.5) Quando conseguimos enxergar o nosso verdadeiro estado e queremos resolver a questão, precisamos saber o que fazer. A Bíblia nos ensina que o salmista, confessou ao Senhor, os seus pecados e maldades. Quando fazemos isso, recebemos paz e nos tornamos prósperos. Em Pv 28.13 lemos: “O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que confessa e deixa alcança misericórdia”.

c) Deixar o caminho do ímpio (Is 55:7) “Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos! Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele tem compaixão e perdoa completamente ”. Quando recebemos o perdão e desejamos andar de maneira vitoriosa, devemos deixar as velhas práticas. Assim evitamos retornar a situação anterior.

3) Como achar a felicidade

Pedir a Deus em oração (v.6a) “Por isso, nos momentos de angústia, todos os que são fiéis a ti devem orar”. Devemos pedir claramente a Deus que nos perdoe e que nos ajude a romper com o pecado, com as nossas deficiências, sejam elas quais forem: caráter, finanças, rejeição, dificuldades de relacionamento, etc.

A tempo de poder achá-Lo (v. 6a) Quanto mais tempo passa, pior fica para nós a ação das transgressões. Há pessoas que esperam, por exemplo, que o casamento esteja praticamente acabado para então buscar ajuda; que esperam que a angústia, se transforme em mágoa e então, quando já estão com depressão, buscam socorro.

No Senhor (v. 7) “Tu és o meu esconderijo; tu me livras da aflição. Eu canto bem alto a tua salvação, pois me tens protegido”. Não há outro que nos possa dar a verdadeira felicidade. Só o Senhor nos livra, nos esconde, nos preserva, enfim, Ele coloca em nós, novos cânticos de alegria.

Conclusão:

Para refletir: Há em seu coração pessoas que ainda não conseguiu perdoar? Há algo em seu coração que precisa do perdão de Deus?

Oração: Se você quer receber esta felicidade em sua vida hoje, faça uma oração a Deus confessando os seus pecados, faltas e falhas, sabendo que Ele é fiel e justo para lhe perdoar.
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP