Site MANT Belém

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os mansos herdarão a terra

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5)

A palavra mansidão transmite o sentido de brandura, ternura. Uma pessoa mansa transmite paz e segurança, porque venceu a agitação do dia a dia, é uma pessoa que venceu a ira.

Quando Jesus ensinou o povo sobre mansidão, referindo-se que os mansos herdarão a terra, em Mateus 5:5, é porque para eles, desde o Antigo Testamento, terra simbolizava mais que um mero terreno, representava a promessa de Deus.

Uma das causas de Moisés não ter herdado a terra, entrado na terra prometida, apesar de ser considerado pela Bíblia o homem mais manso, foi saído de seu estilo de mansidão, fugido de sua identidade, diante das águas de Meribá. Na maioria das vezes retardamos ou atropelamos as bênçãos de Deus em nossa vida por falta de mansidão.

“Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz” (Salmos 37:11)

O que não é mansidão

Morosidade - Mansidão não está ligada a ser moroso, não ter iniciativa, aceitar tudo do jeito que está para não se irar.

Timidez - Manso não é ser tímido, porque os tímidos não conquistam.

Frieza - Manso não é alguém frio e calculista.

Manso é aquele que mesmo calado, analisa o que está acontecendo ao seu redor e consegue reverter o quadro, porque não age na impulsividade das emoções. Sabe tomar decisões precisas.

Mansidão é:

“Buscai o Senhor, vós todos os mansos da terra, que cumpris o seu juízo; buscai a justiça, buscai a mansidão...” (Sofonias 2:3).

PAZ DE ESPÍRITO - um dos pré-requisitos para ter paz é buscar um caráter de mansidão (Salmo 37:11)

FRUTO DO ESPÍRITO - “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23)

UNIDADE E AMOR – “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor” (Efésios 4:1-2).

ESPÍRITO ENSINÁVEL – “ Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas” (Tiago 1:21).

Jesus, maior exemplo de mansidão, convidou a todos para virem a Ele, pois Ele é manso e humilde de coração. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas” (Mateus 11:28,29).

COMO ALCANÇAR A MANSIDÃO:
“Mas agora despojai-vos também de tudo isto: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca” (Colossenses 3.8).

(Despojar é: despir; desnudar).


:: Quer receber os textos do blog por e-mail? Clique
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP