Site MANT Belém

domingo, 13 de abril de 2008

Uma nova vida*

Como nascer novamente? Na linguagem da fé não se trata de um processo físico, pois só se nasce uma vez. Mas sim um nascimento espiritual, um milagre de Deus, um segundo nascimento durante a vida (1). Ao criar o ser humano Deus o fez perfeito e completo, coroa de Sua criação. Imagem e semelhança Sua. Desta forma a obra Dele não estaria completa acaso o ser humano fosse incapaz de tomar decisões, assim como entender as conseqüências de seus atos (2).

Mas a serpente disse, se referindo ao fruto da árvore da ciência do bem e do mal: “... certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal” (3). Mas preferiu o ser humano crer na serpente a crer em Deus, pois lhe faltou fé e obediência à Ele. E por este pecado, o maior de todos – a falta de fé no Deus verdadeiro, o ser humano foi expulso do paraíso. Neste momento fez-se a separação entre Deus e o homem (4).

Foi o momento em que o pecado e todo o mal entraram para a natureza humana e isto lhe causou, por condenação divina, a morte. Isso porque mesmo diante de toda a advertência de Deus o resultado foi a desobediência já que Ele havia sido claro: “Se comeres, certamente morrerás”. Ainda assim o homem, dando ouvidos à serpente, ignorou o aviso e, portanto, mereceu a conseqüente condenação por suas ações.

Salvação – Porém, Deus em Sua infinita misericórdia nos amou a ponto de, mesmo estando nós mortos em nossos pecados, providenciar o meio para que pudéssemos nos salvar da condenação eterna causada por nossos pecados. Mas essa salvação exige que nós venhamos a nascer novamente (5). Mas de que forma podemos passar por este novo nascimento e ter acesso ao reino dos céus?

1º passo: Você deve se reconhecer como um pecador (6). Pois não há pessoa no mundo que não tenha pecados. Você se reconhece como sendo um pecador? Sente que necessita da misericórdia e do amor de Deus?

2º passo: Então Deus pede que você se arrependa de seus pecados (7). Pois “Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito” (8). Confesse agora os seus pecados a Deus. Apresente-se a Ele com o coração aberto e quebrantado. Arrependa-se sincera e profundamente de seus maus caminhos e entregue o comando de sua vida ao Senhor.

3º passo: Creia que Deus enviou Seu filho unigênito para cumprir a pena que seria sua! (9). Creia profundamente no amor de Deus. Creia profundamente no amor de Jesus Cristo, que veio e pagou com Sua vida na cruz para que você hoje possa ficar livre da condenação eterna e receber graciosamente a vida eterna. E para isso basta crer (10). Deus amou o mundo, e em especial a você completamente, sem restrições, com um amor infinito, em tal proporção que deu seu filho unigênito para que morresse na cruz, para todo aquele que Nele crê, com um coração arrependido e quebrantado, não pereça, mas tenha a vida eterna! Que promessa maravilhosa! Que amor maravilhoso Deis tem por nós!

4º passo: Receba a Cristo como o Senhor de sua vida e faça parte agora da família de Deus: “Mas, todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” (11). Todos os salvos são parte de uma mesma família, uma família que está destinada a estar ao lado de Deus, gozando de prazeres, delícias e maravilhas indescritíveis por toda a eternidade. E não é necessário nada para receber tão grandioso presente. Basta que você se arrependa dos seus pecados e creia no sacrifício que Jesus fez por você. É isto mesmo, nada do que você tenha feito ou que possa vir a fazer tem qualquer valor para Deus no que concerne à remissão de seus pecados (12).

Coloque neste momento sua fé no único que pode te salvar (13). Entregue o seu caminho ao Senhor Jesus, tranqüilize seu coração e viva uma vida de alegria mesmo nos momentos mais difíceis, encontre enfim a paz que você sempre procurou.

Para refletir: Você tem o direito a uma nova vida!
Oração: Peça ao Senhor perdão e confie sua vida à Ele.

Referências
(1) João 3:5 (2) Gênesis 2:16-17
(3) Gênesis 3:4-5 (4) Isaías 59:2
(5) João 3:3 (6) Tiago 2:10
(7) Lucas 13:5 (8) Salmo 34:18
(9) Romanos 5:8 (10) João 3:16
(11) João 1:12 (12) Efésios 2:8-9
(13) Atos 4:12

(*Palavra compartilhada nas células da Casa do Pão)
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP