Cena típica de um seqüestro. A vítima perde o controle da situação, pois, tomada pelo desespero, não consegue encontrar uma explicação para estar ali. Os dias passam sem respostas e o medo impera. Sem saber como, o seqüestrado só deseja ser salvo.
No entanto, todo seqüestro segue um ritual. Se há um seqüestrado é porque existe alguém que estará interessado em encontrá-lo. O que é interessante para o seqüestrador, pois terá uma moeda de troca com quem resgata. Em seguida é negociado um resgate, sempre num valor alto para o algoz, que, de quebra, se satisfaz com o sofrimento da vítima. O acordo é fechado, o valor entregue. Porém longe dos olhos da vítima, que continua amordaçada, sozinha e apavorada, perdendo as esperanças de salvação. Ela não é mais cativa, pois alguém garantiu sua liberdade, e pagou caro por isso. Porém, pagou por amor a você, afinal ele é seu herói, seu salvador.
Você foi seqüestrado. Todos nós fomos seqüestrados. Mas nosso resgate já está pago. O inimigo, o seqüestrador, nos aprisionou através do pecado. E muitos ainda amargam, achando que a salvação está longe ou não existe. Mas o resgate foi pago na cruz. Jesus cuidou de tudo.
A fé salvadora
A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé, do lado humano. Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: fé e graça.
Fé salvífica – A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do homem que deseja seguir a Cristo como Senhor e Salvador. Mas Ele dizia: “se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (Lc 9:23)
E o que é fé? – O conceito no Novo Testamento abrange quatro elementos principais:
a) Fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal. “E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. (At 8:37)
b) Fé inclui arrependimento (desviar-se do pecado com verdadeira tristeza) inclui-se voltar-se para Deus através de Cristo. Fé salvífica é sempre fé mais arrependimento.
Fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós.
“Perguntou-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar a no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. (Jo 3:4-6) E a “obediência provém da fé”. (Rm 1:5)
c) A fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo.
“Respondeu-lhe Jesus: amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. (Mt 22:37)
A fé em Jesus Cristo não é apenas um ato de um único momento, como uma atitude contínua para a vida inteira, que precisa crescer e fortalecer.
Para refletir: qual o nível da sua fé?
Oração: Peça ao Senhor que lhe dê entendimento para compreender o grande amor Dele demonstrando na cruz e peça que Ele lhe ajude a ter mais fé.

Nenhum comentário:
Postar um comentário