Site MANT Belém

terça-feira, 6 de maio de 2008

O momento do resgate

Naquele lugar fechado e sombrio era quase impossível enxergar alguma coisa. Somente as brechas das janelas deixavam escapar um pouco de luz. Nessa hora só há dúvida e angústia: “quem sabe tem alguém lá fora? E se eu gritasse bem alto, alguém me ouviria? Mas como me livrar dessas amordaças? Como fugir daqui? Aliás, como eu vim parar aqui? Quem me trouxe até esse lugar?”.

Cena típica de um seqüestro. A vítima perde o controle da situação, pois, tomada pelo desespero, não consegue encontrar uma explicação para estar ali. Os dias passam sem respostas e o medo impera. Sem saber como, o seqüestrado só deseja ser salvo.

No entanto, todo seqüestro segue um ritual. Se há um seqüestrado é porque existe alguém que estará interessado em encontrá-lo. O que é interessante para o seqüestrador, pois terá uma moeda de troca com quem resgata. Em seguida é negociado um resgate, sempre num valor alto para o algoz, que, de quebra, se satisfaz com o sofrimento da vítima. O acordo é fechado, o valor entregue. Porém longe dos olhos da vítima, que continua amordaçada, sozinha e apavorada, perdendo as esperanças de salvação. Ela não é mais cativa, pois alguém garantiu sua liberdade, e pagou caro por isso. Porém, pagou por amor a você, afinal ele é seu herói, seu salvador.

Você foi seqüestrado. Todos nós fomos seqüestrados. Mas nosso resgate já está pago. O inimigo, o seqüestrador, nos aprisionou através do pecado. E muitos ainda amargam, achando que a salvação está longe ou não existe. Mas o resgate foi pago na cruz. Jesus cuidou de tudo.

A fé salvadora

A salvação é um dom da graça de Deus, mas somente podemos recebê-la em resposta à fé, do lado humano. Para entender corretamente o processo da salvação, precisamos entender essas duas palavras: fé e graça.

Fé salvífica – A fé em Jesus Cristo é a única condição prévia que Deus requer do homem para a salvação. A fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do homem que deseja seguir a Cristo como Senhor e Salvador. Mas Ele dizia: “se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me”. (Lc 9:23)

E o que é fé? – O conceito no Novo Testamento abrange quatro elementos principais:
a) Fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal. “E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus”. (At 8:37)
b) Fé inclui arrependimento (desviar-se do pecado com verdadeira tristeza) inclui-se voltar-se para Deus através de Cristo. Fé salvífica é sempre fé mais arrependimento.

Fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós.

“Perguntou-lhe Nicodemos: como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura pode entrar a no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. (Jo 3:4-6) E a “obediência provém da fé”. (Rm 1:5)

c) A fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo.

“Respondeu-lhe Jesus: amarás ao Senhor teu Deus de todo o coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento”. (Mt 22:37)

A fé em Jesus Cristo não é apenas um ato de um único momento, como uma atitude contínua para a vida inteira, que precisa crescer e fortalecer.

Para refletir: qual o nível da sua fé?
Oração: Peça ao Senhor que lhe dê entendimento para compreender o grande amor Dele demonstrando na cruz e peça que Ele lhe ajude a ter mais fé.
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP