Site MANT Belém

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Ao redor do mundo



O blog Casa do Pão, a palavra que alimenta, está chegando a vários cantos do planeta. Além das inúmeras cidades brasileiras também temos a satisfação de repartir a palavra com gente que mora em países com outros idiomas e culturas. A distância pode ser grande, mas como temos um Pai que nos une não custa nada conhecer um pouco melhor os nossos vizinhos. Uma ótima ferramenta para isso está disponível no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em três formatos de bancos de dados para viajar pelo mundo através da tela do computador.

A primeira ferramenta é IBGE Países@ cheio de informações detalhadas, com bancos de dados, imagens e informações via satélite. Na página inicial você encontra três opções de idiomas para acessar o site: português, inglês e espanhol. Em seguida basta escolher o país através do menu ou clicando no mapa mundi. Lá você terá uma síntese com dados sobre território, moeda corrente, idioma, população e bandeira.

Ao clicar nos ícones são abertos menus com histórico, fotos e posição no mapa. Clicando no ícone do Google Map, é possível visualizar imagens via satélite em qualquer ponto do planeta. É possível até enxergar a “chará” americana de Belém (PA). É Bethlehem, localizada na Pensilvânia (PA). Até as siglas são iguais. Cuidado para não chegar muito perto e fuçar o quintal de alguém! No menu superior você encontra relatórios detalhados sobre população, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente e objetivos do milênio.

Já no IBGE Estados@ basta clicar no mapa para conhecer as unidades que formam o Brasil. Na síntese de cada federação você encontra bandeiras e fotos com pontos turísticos. Logo abaixo você acessa as pesquisas mais recentes do IBGE sobre população, agricultura, produção industrial e contagem de domicílios.

Na página do IBGE Cidades@ estão reunidas informações de todas as cidades brasileiras. Após escolher a federação ou digitar o nome no recurso de busca basta clicar no mapa para visualizar os dados da cidade. Além de informações do censo estão disponíveis levantamentos sobre Produto Interno Bruto (PIB), serviços de saúde, ensino, etc. Confira as páginas

IBGE Países@
http://www.ibge.gov.br/paisesat/

IBGE Estados@
http://www.ibge.gov.br/estadosat/

IBGE Cidades@
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/


Dicas para acessar
*Caso seu browser possua bloqueador de pop-ups, é necessário desabilitar para acessar as páginas.
*Para visualizar sem problemas é necessário ter o Macromedia Flashplayer instalado. Se não tiver clique aqui

Site MANT Belém

Um comentário:

Anônimo disse...

Dicas legais!


Parabéns!

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP