Site MANT Belém

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Da Guiana Francesa para Belém



Ontem foi dia de louvar junto com visitantes da Guiana Francesa. Nossos convidados são da comunidade indígena Palikour, na cidade de Macouria e estão em Belém pela primeira vez. Além de participar da comemoração do aniversário da Pra. Kênia os convidados tocaram e cantaram.

Em Macouria o grupo faz parte da Assembléia de Deus, sob direção do pastor Emílio Maurício. Alguns deles são integrantes do ministério de louvor “Apat Inugikyeneh”, que significa “Hino que vem do céu”. O álbum do grupo foi gravado esse ano com músicas em francês e no dialeto dos Palikour. Na Casa do Pão eles tocaram a faixa que significa “Quando Jesus Voltar”.

O motivo da viagem foi celebrar a lua-de-mel do casal José Norino e Nicole Yapara, que casaram em 12 de julho. Foi a chance de matar a curiosidade de estar em Belém, que conheciam apenas pela televisão. Mesmo assim a família aproveitou a oportunidade para vir junto. Encantados com os pontos turísticos da cidade eles continuam em Belém até o início de agosto.

Sobre os Palikour

Os Palikour, ou Palikur, vivem no Brasil e Guiana Francesa. Até o ano de 2000 eram cerca de 900 em terras brasileiras e 470 na Guiana Francesa na década de 80. A língua nativa é o Païkawaki, da família Aruak.

Quando se referem a si próprios, os Palikour são na verdade Pa’ikwené, “o povo do rio do meio”, em alusão à posição geográfica do rio Urukauá, que fica entre os rios Uaçaí e Curipi. Tanto para os Palikour que vivem no Brasil quanto para os da Guiana Francesa, o rio Urukauá é considerado sua terra de origem.

Atualmente, os Palikour têm aldeias nos dois países e mantêm constante trânsito entre a fronteira. A rede de relações intra-étnicas se sustenta pelos laços de parentesco, alianças matrimoniais e trocas comerciais, a despeito das diferenças econômicas, políticas e sociais entre os dois países.

Fonte: Enciclopédia dos Povos Indígenas
Site MANT Belém

Um comentário:

Anônimo disse...

Estamos nas nações!


Ao Deus fiel e maravilhoso, toda glória!!!!!!

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP