Site MANT Belém

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Bíblia Manuscrita

A Praça da República em Belém receberá uma manifestação cultural bem diferente no 7 de Setembro ­ e nos demais domingos do mês. Ali será montado um scriptorium da Bíblia Manuscrita, onde a população poderá copiar versículos das Sagradas Escrituras. A iniciativa, lançada pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), ganhou o apoio da 1ª Igreja Batista do Pará.

O scriptorium ­ como era conhecido o recinto onde os copistas atuavam no período medieval ­ funcionará das 8h às 17h e o livro a ser copiado será o Atos dos Apóstolos. Desde junho, quando foi lançado, o projeto da Bíblia Manuscrita vem mobilizando a população de diversos municípios, numa iniciativa que pretende produzir 29 exemplares das Sagradas Escrituras, copiadas pelos brasileiros.

O objetivo do projeto é incluir a Bíblia Sagrada na agenda cultural da sociedade brasileira, de forma a permitir que a mensagem bíblica alcance os 184 milhões de brasileiros. A idéia é relembrar a atuação dos copistas.

Considerada um dos maiores tesouros da humanidade, a Bíblia chegou até os nossos dias graças à atuação deste grupo de pessoas que, através dos séculos, assegurou que as Sagradas Escrituras fossem preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas. O projeto faz parte das celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante todo ano de 2008. A expectativa é que cerca de 900 mil pessoas contribuam para transcrever uma Bíblia por Estado brasileiro e outros dois exemplares, copiados pela população de todas as regiões do país, no período de junho a setembro.

"Uma dessas Bíblias Manuscritas nacionais será doada à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a outra ficará no Museu da Bíblia, em Barueri, na Grande São Paulo", revela Eude Martins, coordenador do Ano da Bíblia.

Ação Social - A iniciativa também tem um aspecto social, propondo doações para programa Inclusão do Deficiente Visual, mantido pela SBB. Durante seus três meses de funcionamento, será realizada captação de recursos para levar a Bíblia em Braile e em áudio a um número ainda maior de deficientes.

Hoje, o programa da SBB beneficia 2,5 mil pessoas, além de instituições especializadas no atendimento ao deficiente visual. A sugestão é que os copistas doem ao menos R$ 1,00 por versículo copiado.

Aqueles que quiserem contribuir com quantias maiores, a conta ndimento ao deficiente para depósito é: Banco Bradesco, Sociedade Bíblica do Brasil, Agência 3390-1, Conta corrente: 18.510-8.

Fonte: Diário do Pará
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP