Site MANT Belém

terça-feira, 4 de maio de 2010

Você está ansioso?

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lucas 12:13-15)”.

Avareza também é querer algo que ainda não é nosso. A Palavra mostra que aquele que é rico para consigo mesmo é pobre para com Deus.

Tudo na vida é questão de escolha. Não podemos ter mais de uma prioridade. Existem coisas que são importantes, mas prioridade só há uma. É por isso que Jesus nos alerta, adverte: não andem ansiosos.

“Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes” (v22-23).
O seu corpo é mais precioso que a comida, que a roupa. Não esqueça as coisas maiores pelas menores. Ninguém pode antecipar o dia de amanhã. A ansiedade é o antónimo da fé, pois é uma preocupação excessiva com o futuro. E Ele continua:

“Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?. E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?” (v24 e 25).
A ansiedade não acrescenta nada à vida. Então por que simplesmente não obedecemos a essa simples lição? O Senhor deseja que vivamos na dependência Dele, descansados. Um côvado era uma medida baseada no tamanho de um cotovelo. Ou seja, podemos ficar ansiosos o quanto quisermos, mas vida nunca será acrescentada. Nem um pedaço sequer.

“Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.” (v26 e 27).
Os lírios são realmente muito lindos e delicados. São flores cheias de beleza e vistosas. Se Deus cuida dos lírios dessa forma, quanto mais por você? Mas aí pensamos: “não tenho dinheiro para pagar aquela conta”. Nos preocupamos com muitas coisas que ainda estão por vir. Ele não está dizendo que não devemos nos importar com isso, está dizendo que amanhã é outro dia, que não lhe pertence.

Entregue a Ele as suas inquietações. Não é fácil. Ele não está dizendo que é fácil. Mas se Ele mesmo está falando é porque devemos aprender. Se não pudermos acreditar nisso a nossa fé não vale de nada e voltamos à estaca zero.

“E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé?

Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas” (v28 – 30).

Na época Jesus dizia aos discípulos para que não fossem como os gentios (os não-judeus). Hoje é o mesmo que dizer: não faça como todos fazem, não seja igual aos que não conhecem a Deus. Podemos até programar algumas coisas, mas se nos enchermos de agonia é o mesmo que ser um pagão. O Deus dos lírios dos campos só cuida dos seus filhos.

“Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (v31).
Essa é a chave. Mas o que é buscar o reino? Jesus ensina que ao buscarmos primeiramente o reino as bênçãos nos serão acrescentadas: você não precisará correr atrás delas. Mas quando isso acontecerá? Quando você deixar que Deus governe sua vida em todas as áreas: profissão, família, finanças, na sua mente, suas emoções, seu presente, seu futuro... Todas!

Quem aceita o governo fica debaixo desse governo. Você não toma decisões, mas também não irá errar, já que será guiado por Aquele que governa. Esse reino não é em pedaços, onde você entrega algumas partes para Deus e algumas você diz: “deixa que eu governo”. Desse jeito as bênçãos não são acrescentadas.

O governo de Deus é um governo excelente, onde as bênçãos são acrescentadas até não termos mais necessidade de nada. Assim tudo é mais fácil. Basta assumir que não damos conta de governar e dizer a Ele: governe!

“Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino” (v32).
O desejo Dele é lhe dar seu reino. E assim nada lhe faltará, desde que você permita. Todas as coisas são acrescentadas, no reino. É onde Ele governa. Se submeta a esse governo em totalidade.

“Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói” (v33).
Não. Jesus não está dizendo que você tem que ficar pobre. Está falando dos bens que roubam o teu coração, “Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (v34). Se existe algo, onde nosso coração está, vá e venda tudo. Só assim você estará livre para o governo de Deus. Se a sua prioridade está nos bens materiais ou qualquer outro foco, venda!

Você não ficará pobre, pois Deus quer lhe dar o reino. O seu tesouro deve estar lá. Quando o seu coração está no reino é porque você acredita no Governador que atende suas necessidades.

O que está ocupando o seu coração? Esta é a sua prioridade?

Deus diz em sua Palavra aquilo que planejou para nós, e entre outras coisas, desejou que comêssemos do bom e do melhor. Isso é direito nosso, se estivermos sob seu governo. Deus quer governar pois sabe da nossa incompetência e é tão bom que se propõe a nos dar tudo.

Ansiedade nos enche de doença, depressão. Está acostumado a viver assim, ansioso? Jesus deixa essa lição: muda e entra debaixo do meu governo... e todas as coisas serão acrescentadas.

:: Quer receber os textos do blog por e-mail? Clique
Site MANT Belém

2 comentários:

Andréa Cunha disse...

Bispa, foi ótimo o estudo da célula, se puder mande pro meu e-mail andreacnh@yahoo.com.br, bjs e boa viagem!

Kenia freitas disse...

Querida Andréa, me mande seu e-mail. Bj

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP