terça-feira, 21 de setembro de 2010

Saindo do Egito

Egito é tudo que desagrada a Deus pela maneira de ser e viver. Canaã é o modo de viver de Jesus para os filhos de Deus. Entre Egito e Canaã está um deserto no meio - tem gente que enrosca aqui.

O povo de Deus vivia no Egito e pensava que era feliz por que tinha casa, comida, amizades, trabalho. Tem crente que vive no Egito (é mundano) e pensa que é feliz porque ainda não conhece Canaã - Jesus é nossa Canaã.

No Egito tem o melhor de Faraó - para o povo dele (os mundanos): diversão, trabalho, comida, adoração a deuses falsos. Coisas do Egito não servem para o povo de Deus. “Nada que é deste mundo vem do Pai”... (I Jo 2:15-17)

O melhor de Deus está em Canaã: boa terra, liberdade, alegria, paz, adoração ao Deus verdadeiro, Bíblia, cânticos espirituais, cura de alma, libertação de espíritos malignos.

Mas, deserto não é lugar de morar, só de passagem, de ficar pouco tempo. Deus não planejou que seu povo vivesse no deserto – só passaria por lá (Ex 8:27 – 3 dias)

Tem crente que enrosca no deserto. Será que é seu caso? Jesus entrou no deserto mas não ficou lá (Mateus 4:1-2), só 40 dias com um propósito.

Tem crente especialista em morar no deserto - quer pôr ar condicionado, fazer jardim, construir casa, clubes, acha que pode mudar o clima e o ambiente do deserto. Quer ficar na velha religiosidade e se sentir bem. Tem que mudar.

O cansado precisa de ajuda para sair do Egito (do mundo). Jesus ajuda. O povo ficou no deserto além do que devia. Motivo: desobediência, idolatria (Êxodo 32:1-9) – o bezerro ocupou o lugar de Deus.

Para sair do Egito existe um deserto para atravessar. Mas Deus sempre estará com você. Deus sempre esteve com seu povo no deserto – Mas, deserto não é lugar para povo de Deus.

O deserto é lugar da morada de demônios, de idolatria, imoralidade e incredulidade. Por isso não é lugar para filho de Deus – é só passagem.

No deserto o diabo tentou negociar com Jesus: alimento, fama, controle. O diabo sabe - quem sobrevive ao deserto é fortalecido por Deus, por isso tenta nos enganar com ofertas falsas.

Deserto é lugar para aprender a administrar sua vida - lá não se gasta, não se compra, não se empresta, não se guarda para amanhã. No deserto Deus treina nossa fé e capacidade de administração. Você tem estado no deserto? É porque está sendo treinado.

Jesus aprendeu no seu deserto (Hebreus 5:8).

Duas coisas podem aumentar ou diminuir nosso tempo no deserto - atitude e a boca. O deserto é do tamanho da nossa boca. Como anda sua boca?

“Não digam palavras que fazem mal aos outros, mas usem apenas palavras boas, que
ajudam os outros a crescer na fé e a conseguir o que necessitam, para que as
coisas que vocês dizem façam bem aos que ouvem” (Efésios 4:29).

O deserto tem várias opções de saída (remédios, religiões, filosofias, dinheiro) mas Jesus é o único caminho certo que nos conduz para o lugar da felicidade.

Encerre hoje o deserto da inadimplência, da falência e da escassez na sua vida. Tome posição e decisão. Só se posiciona quem decide. Decida por uma vida de milagres – Jesus quer fazer milagres para nós.

Declare que as portas (pontos de contato) dos demônios em sua vida serão fechadas – palavras torpes, imoralidade, desobediência, relaxo, desânimo, preguiça, diversões imorais, etc.

Se Deus tirou você do Egito foi para te colocar em Canaã – lugar de delicia – terra boa, com fartura, e não para te deixar no deserto. Você quer o melhor de Deus?


:: Quer receber os textos do blog por e-mail? Clique
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP