Site MANT Belém

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O que é aliança?

No grego é “dietiikê”, que quer dizer deixar fluir a vida. No hebraico é “birttes” que quer dizer “deixar, derramar sangue por”.

A sociedade vai perdendo os valores, mas Deus não pode mudar!

No Antigo Testamento a cerimônia de aliança era marcada pelo sacrifício e o sangue derramado era o selo da aliança. As partes envolvidas na aliança tomavam um ou mais animais e os sacrificavam. Em seguida os partiam ao meio; cada metade representava um dos envolvidos na aliança. Pois assim como a vida do animal não poderia ser retornada, também a palavra não poderia ser quebrada.

Os compromissos assumidos numa aliança são amor, confiança e fidelidade. Fidelidade é quando não nos prostituímos com outros deuses, é quando não trocamos nosso relacionamento com o Senhor por nada. Vejamos alguns:

CASAMENTO É UMA ALIANÇA
“E dizeis: Por quê? Porque o Senhor foi testemunha entre ti e a mulher da tua mocidade, com a qual tu foste desleal, sendo ela a tua companheira, e a mulher da tua aliança”. (Malaquias 2.14)

ALIANÇA FEITA ENTRE OS HOMENS
Abraão e Abimeleque - “E aconteceu naquele mesmo tempo que Abimeleque, com Ficol, príncipe do seu exército, falou com Abraão, dizendo: Deus é contigo em tudo o que fazes; agora, pois, jura-me aqui por Deus, que não mentirás a mim, nem a meu filho, nem a meu neto; segundo a beneficência que te fiz, me farás a mim, e à terra onde peregrinaste. E disse Abraão: Eu jurarei”. (Gênesis 21.22-24)

ALIANÇA ENTRE DEUS E O HOMEM
“O segredo do Senhor é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança”. (Salmo 25.14)

Existem os rituais da aliança que os Judeus faziam

TROCA DE CAPA OU ROUPA – para o judeu a roupa representava a pessoa, e ao trocá-la, ele estava dizendo: “Eu estou me dando a você, me entregando por inteiro”.

TROCA DO CINTO – o cinto servia para sustentar a armadura, simbolicamente estava dizendo que estava dando a sua força, sustento e proteção. “Eu te dou a minha força e habilidade de lutar, se alguém te atacar, ataca a mim também, ajudarei a te defender e proteger”.

A TROCA DE NOMES – onde a última parte do nome de um era passada para o outro, isso é usado ainda hoje na aliança de casamento e de pais para filhos.

ALIANÇA DE SAL – Essa aliança era feita entre Deus e o Seu povo e entre o Seu povo para exprimir a estabilidade de propósitos, serviços e conquistas entre o povo de Deus e também para transmitir a ideia de fidelidade, unidade e purificação do povo de Deus. (Lv 2.13)

Através de uma aliança de sal Deus deu a soberania do reino de Israel a Davi e a sua descendência. Aliança de sal é uma aliança de conquista de cidade, de territórios, de governo, de reinos (II Crônicas 13.5).

NOVA E SUPERIOR ALIANÇA
“Porque isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados” (Mt. 26. 28).

“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?
E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna”. (Hb. 9.14 e 15)

1. As alianças eram firmadas com sangue, Cristo derramou o sangue dele para selar nossa aliança.
2. O sangue era o selo (sangue é vida)
3. Quem se aliança, oferece vida, deixa a vida diluir-se
4. O sangue de Cristo veio purificar nossa consciência das obras mortas.
5. É impossível servir a Deus de modo santo, quem tem consciência maculada
“Por isso mesmo, Jesus se tem tornado fiador de superior aliança” (Hebreus 7. 22).
Os que estão debaixo dessa nova aliança recebem a promessa da herança eterna, ou seja salvação! Além de estar como mediador, Ele também é o fiador, ou seja é Ele quem garante a aliança. Aleluia!

:: Quer receber os textos do blog por e-mail? Clique
Site MANT Belém

Um comentário:

Hudson Afonso disse...

Belo texto, informativo e interessante. Parabéns a Casa do Pão pelos ótimos escritores. Apesar de não saber quem postou esse.


Hudson Afonso

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP