Site MANT Belém

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Decidindo corretamente

O jovem rico
E, pondo-se a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele, e lhe perguntou: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? E Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? ninguém, há bom senão um, que é Deus. Tu sabes os mandamentos: não adulterarás; não matarás; não furtarás; não dirás falsos testemunhos; não defraudarás alguém; honra a teu pai e a tua mãe.

Ele, porém, respondendo, lhe disse: Mestre, tudo isso guardei desde a minha mocidade. E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste; porque possuía muitas propriedades. (Mc 10:17-22)


***Essa história poderia ser apenas um relato de alguém que abriu mão do melhor de Deus pelo apego as riquezas. Mas é também um retrato de alguém que trilhava um bom caminho com Deus, mas ainda não havia aprendido a tomar as decisões certas, na hora certa.

O jovem é descrito como uma pessoa curiosa, bem informada e influente. Um detalhe importante era a sede por Deus, que o encaminhou para a pessoa certa. Assim ele não pensou duas vezes antes de se prostrar a Jesus, demonstrando amor e adoração. No mesmo instante soube reconhecer a identidade de Deus como todo poderoso e mostrando-se curioso descobriu quem era Jesus, mas foi além de descobrir, ele se expressou. A pergunta feita foi a mais correta, para descobrir como herdar o reino de Deus.

Mesmo com tanta sede a resposta de Jesus não foi agradável. Para alguém rico não foi fácil a orientação para vender todos os seus bens, já que isso também afetaria a sua influência social. Jesus o amou pois sabia da sinceridade dos sentimentos daquele jovem ajoelhado. No entanto, traído por sua religiosidade e legalismo o mancebo não se deu conta do teste que estava passando e sendo reprovado. Assim, o mesmo homem tomado por entusiasmo ao avistar Jesus saiu dali contrariado com a Palavra.

Através dessa história podemos concluir que só Jesus pode nos mostrar que apesar de nosso comportamento ser aprovado diante de alguns, diante Dele tudo se descortina. Nada fica oculto diante de Sua maravilhosa presença, pois diante de Deus não há máscaras.

O que Jesus te diz hoje - Ainda que você tenha características tão relevantes como a do jovem rico, como percepção, curiosidade e riquezas devemos lembrar que todos somos testados quando estamos diante de Jesus. Assim é importante saber a hora de renunciar qualquer característica ou situação que atrapalhe seu relacionamento com Deus.

* Palavra ministrada no culto de estudo da Palavra. Participe aos domingos sempre as 18h e nas quartas-feiras as 20h.
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP