Site MANT Belém

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Os sonhos do coração

“Porque os meus pensamentos não são
os vossos pensamentos, nem os vossos
caminhos os meus caminhos, diz o Senhor,
(Is 55:8)
.
Quando tudo dá certo ele é nobre, bondoso, puro. Do contrário, quando nossos sonhos são frustrados a culpa é dele – o coração. E como já fizeram músicas falando sobre ele! Bobo, mole, burro, bandido, tolo, vagabundo. Não faltam adjetivos para jogar as responsabilidades por tristezas e fracassos. “Ah, esse meu coração”, lamenta o frustrado.

Os sonhos dos corações costumam ser equivocados, limitados e até malucos. Cada sonho é dirigido ao Pai, que vai anotando cada pedido. Pela boca do sonhador o pedido parece perfeito: quero ser isso, quero ter aquilo, quero morar ali. E o Pai traduz: quer ser enxugador de gelo, quer usar bomba atômica como travesseiro, quer morar num prédio em chamas.

Tem gente que consegue realizar aquele sonho “perfeito” e dá graças a Deus, como se Ele pudesse dar de presente uma barca furada para um filho amado. Quando afunda vem a lamentação: por que meu Pai? Aquelas milhares de músicas sobre o coração não estão erradas. Como bem alertou o Senhor “enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”(1). São aqueles que esquecem que “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor" (2).

Aquele que esquadrinha nossos corações sabe que nem tudo é executável na lista de pedidos. O mundo viraria uma tragédia sem precedentes se cada um desses sonhos virasse realidade, como aconteceu no filme O Todo Poderoso, quando o homem ocupou o lugar de Deus. Imagine quantos camisas 10 da seleção teríamos num único jogo? O palco do Luciano Huck não teria espaço para tantas dançarinas, nem o Brad Pitt teria como sustentar milhares de esposas. Outros perderão o sentido da vida assim que conhecerem aquele ídolo do pôster.

Muitos corações têm sonhos bons e coerentes, porém limitados. Será que Michael Phelps não tem mais o que sonhar porque já ganhou oito medalhas olímpicas e quebrou todos os recordes possíveis? Tem gente que sonhou e teve as recompensas. Casou, teve filhos, foi promovido, comprou carro, foi curado, passou no vestibular, pagou aquela dívida, teve um aumento, fez aquela viagem, viu a família aceitar Jesus, gravou um cd de louvor, foi a Jerusalém. E por que parou de sonhar?

Alguns sonham errado, fazendo também pedidos errados a Deus, que responde: “Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu” (3). Outros simplesmente param de sonhar ou sonham pouco, esquecendo que “assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos” (4).

Na dúvida “rasgai o vosso coração, e não as vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal” (5).

(1) Pv 16:1
(2) Jr 17:9
(3) Pv 23:15
(4) Is 55:9
(5) Jl 2:13
Site MANT Belém

Um comentário:

Dani Tavares disse...

Coisa linda esse blog!!!
Benção do Senhor para atingir o caração dos jovens.
Jesus abençoe grandemente o trabalho de vcs.

Bjos infinitos,

Dani Chagas ♥

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP