Site MANT Belém

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

O novo nascimento e a alma

Leia também
Cura para Alma (1ª parte)
Sintomas das feridas na alma (3ª parte)

Quando nos convertemos (mudança de direção), nosso espírito é vivificado pelo Espírito Santo e passamos a ter comunhão com Deus na condição de filhos legítimos, porém, a nossa alma continua carregando as marcas do pecado (lembranças do tempo que não servíamos a Deus). A isso chamamos de feridas.

Passo a passo da cura interior
1) Santificação da Alma
“E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (I Te 5:23).

“Pelo que, despojando-nos de toda sorte de imundícias e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas” (Tg 1:21).

Derribando raciocínios e todo baluarte (altivez) que se ergue contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo” (II Co 10:5).

Raciocínios: especulação intelectual
Baluarte: fortaleza, suporte.

O ser humano é tripartido
Todo homem é espírito alma e corpo. O corpo é diferente da alma e a alma é diferente do espírito (diferente do Espírito Santo).

Espírito - Zoé (Chay no hebraico)
VIDA DA QUALIDADE DE DEUS, VIDA NO ESPÍRITO, VIDA ETERNA.
Alma - psyche (nephesh no hebraico)
VIDA DA ALMA
Corpo - Bios
VIDA RACIONAL, VIDA DO CORPO, VIDA DA CARNE CORROMPIDA APÓS O PECADO.

Áreas da alma












Vontade: instrumento para tomar decisões. Poder para escolher (pratica atos, toma atitudes, executa seus planos).
Intelecto: sede da alma, pensamentos, raciocínios, memória (conhece, pesquisa, descobre).
Emoções: instrumento para expressar nossos sentimentos, gostos, simpatias, alegrias, tristezas, amor, ódio, etc. (relaciona-se com o outro).

Componentes do espírito e da alma



















O livre arbítrio está acima da vontade, da emoção e do intelecto e até da própria consciência. Não depende de nenhuma destas faculdades. Alguém pode sentir uma forte vontade de agredir o seu próximo, mas por causa da consciência escolhe não fazer isso. Todavia, ainda que a consciência clame avisando o mal que está sendo intentado no pensamento (intelecto) o homem pode violentá-la decidindo cometer o ato.

Projeto perfeito de Deus Depois do pecado



O homem criado a semelhança de Deus tinha comunhão com Ele em espírito que governava sua alma, que por sua vez governava o corpo. Após a queda o espírito do homem morreu para Deus e o homem perdeu a comunhão com Ele. O homem passou a ser governado pela sua alma. Ou seja, o homem pode ser governando por uma alma doente, ferida.

A cura interior é a restauração da alma ferida
-Pelos que demandaram e sugaram, quando deviam nutrir e suprir.-Pelos que nos acusaram e nos abandonaram, quando esperávamos encorajamento e lealdade.-Pelos que nos atacaram e abusaram, quando Deus os colocou para nos proteger e defender.- Pelos que controlaram e manipularam, quando o chamado deles foi amar e servir.- Pelos que nos afastaram de Deus, deixando-nos duvidando dEle, quando deveriam ser espelho e representantes d'Ele.



Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP