Site MANT Belém

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Tempo de Deus para você fazer história

Passamos boa parte da nossa vida estudando as histórias da vida de outras pessoas. Aprendemos com essas pessoas que marcaram gerações.

A HISTÓRIA DE JONAS (JN 1 E 2)

Deus chamou Jonas para fazer história, pois estava incomodado com a situação do povo em Nínive, e convidou Jonas para mudar a situação de uma cidade.

“Ora veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo: Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim” (v1-2).

Mas Jonas não queria escrever aquela história:

“Jonas, porém, levantou-se para fugir da presença do Senhor para Társis. E, descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, longe da presença do Senhor”. (v3)

Nínive era capital do império assírio. Era uma cidade que ficava ao sul da Espanha. Jope era um porto marítimo, de lá Jonas pretendia ir bem mais longe. Os anjos não podem escrever história para Deus, Ele espera isso de seus filhos comprados por alto preço! Não é possível fazer história para Deus sem obediência.

Aquele era o tempo de Deus na vida de Jonas. Nínive era o povo que Deus havia confiado a Jonas. Deus chamou Jonas porque acreditava nele. Porque contava com ele. Porque Deus amava a cidade de Nínive.

A HISTÓRIA DE ABRAÃO (GN 12, 14, 15 E 22)

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. Eu farei de ti uma grande nação; abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome; e tu, sê uma bênção. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”. (v1-3)

Abraão estava disposto a escrever uma grande história:

“Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã”. (v4)

Quem quer fazer história obedece, não importa o comando! Abraão deixou sua primeira história para traz e foi escrever uma maior em Deus. A Bíblia não relata lamentos da vida anterior dele, quem quer fazer história não vive de passado. Quem quer fazer história não vê as dificuldades. Quem fazer história não pensa apenas em seus próprios interesses. Quem quer fazer história se dispõe.

Quem quer fazer história levanta um altar diante da promessa:

“Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera”. (v7)

Altar era lugar de sacrifício a Deus, de ofertar ao Senhor. Abraão selou a promessa com um altar ao Pai. Durante sua vida Abraão levantou muitos altares ao Rei.

Quem quer fazer história precisa acreditar nas promessas:

“Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência. E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça”.(v5-6)

Abraão estava desanimado porque ainda não tinha filhos, mas resolveu crer na Palavra de Deus.

Quem quer fazer história oferece o seu Isaque:

“Sucedeu, depois destas coisas, que Deus provou a Abraão, dizendo-lhe: Abraão! E este respondeu: Eis-me aqui. Prosseguiu Deus: Toma agora teu filho; o teu único filho, Isaque, a quem amas; vai à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre um dos montes que te hei de mostrar”. (v1-2)

Quem quer fazer história não questiona, obedece:

"Levantou-se, pois, Abraão de manhã cedo, albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e, tendo cortado lenha para o holocausto, partiu para ir ao lugar que Deus lhe dissera" (v3).

Para Abraão aquele sacrifício era uma adoração:

"E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o mancebo iremos até lá; depois de adorarmos, voltaremos a vós". (v5)

Abraão estava disposto a obedecer. Essa obediência, o faz conhecido e admirado até hoje por milhões de pessoas no mundo. A Bíblia o denomina pai da fé.

AGORA É O NOSSO TEMPO

O Senhor nos plantou em Belém, mudou a nossa sorte, e agora nos convida para fazermos história. Mas afinal que história é essa? História de salvação, esperança, cura, restauração e alegria.

HOJE O SENHOR NOS CONVOCA PARA ESCREVERMOS UMA HISTÓRIA:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”. (Mc. 16.15)

Onde devemos ir? Pregar o evangelho para quem?

“Prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino”. (II Tm. 4.2)

Pregar quando? Que tipo de pregação?

OBSERVE ESSA PROPOSTA:

“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. (v8)

Nos dará poder no Espírito Santo. Seremos testemunhas Dele, até os confins da terra.

DEUS TEM UM CONVITE PARA VOCÊ HOJE!

CONVITE
Façam história com Deus na plenitude do Espírito Santo!!!

Dia: todos os dias
Horário: todos os horários.
Local: em todos os locais.
Cidade: todas as cidades.
Estado: todos os estados.
País: todos os países, até os confins da terra.

FAÇA HISTÓRIA, GANHE UMA MULTIDÃO!
Site MANT Belém

Um comentário:

Anônimo disse...

Eita! convite aceito!!!

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP