Site MANT Belém

terça-feira, 9 de junho de 2009

Jesus, o Bom Pastor

Ele não é como os outros. Não que esteja se vangloriando. Mas quem faria por você o que Ele fez? Quem teria tanto cuidado, tanto amor?


“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
Mas o mercenário, e não o pastor, de quem não são as ovelhas, vendo vir o lobo, deixa as ovelhas e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
Ora, o mercenário foge porque é mercenário, e não se importa com as ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem” (Jo 10:11-14)

Neste texto ocorre algo pouco comum em Jesus: a referência elogiosa a Ele mesmo. A razão para que duas vezes o Senhor se referisse como o Bom Pastor é a necessidade de que nós o conheçamos assim. Ele não é como os outros porque:

O Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas
Em contrapartida o mercenário, que somente pensa nos benefícios pessoais, deixa as ovelhas à mercê do lobo. Jesus não é como um pastor mercenário, que foge deixando as ovelhas em perigo, mas verdadeiramente se importa com o bem estar de Suas ovelhas.

O Bom Pastor tem comunhão (intimidade) com as ovelhas
Um bom pastor dos tempos do Antigo e Novo Testamento era aquele que se tornava íntimo do rebanho, a tal ponto de conhecer cada ovelha e de ser reconhecido por elas. Sua voz se tornava inconfundível para as ovelhas.

O Bom Pastor livra as ovelhas dos perigosos lobos e dos ladrões
O texto faz referência a salteadores, mercenários e lobos. Jesus se referiu aos falsos profetas e ao próprio Satanás com estes termos, pois o Senhor se apresentou como uma porta por onde as ovelhas podem entrar e encontrar refúgio seguro.

O Bom Pastor ensina o caminho seguro para Suas ovelhas
“Elas me seguem, diz o Senhor”. E para as ovelhas que o seguem, o Senhor promete: elas jamais perecerão e ninguém poderá roubá-las de mim. O Bom Pastor supre as necessidades, conduz, protege, conforta.

Ore ao Senhor: Jesus, seja o meu Pastor. Eu quero entrar pela porta do Teu aprisco! Jesus, abre os meus ouvidos para que eu possa ouvir a Tua voz. Livra-me dos lobos, dos mercenários e dos salteadores. Jesus, por favor, dirija a minha vida de acordo com Sua perfeita vontade. Este é o meu desejo: segui-lo para sempre!


“O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente às águas tranquilas; refrigera a minha alma, guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte
não temeria mal algum, porque tu estás comigo, a tua vara e o teu cajado me consolam” (Salmo 23)
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP