Site MANT Belém

domingo, 19 de julho de 2009

Quem comanda você?

Quem comanda você? Para onde seu comandante está te levando? O comandante dá as coordenadas, o caminho. Ele tem o controle. A voz do comandante sempre soa mais alta aos nossos ouvidos. Entre tantas vozes é a voz do comandante que nos guia.

Esaú tinha um comandante, que sabia como conduzí-lo. Cansado e com fome o filho mais velho de Isaque abriu mão facilmente de sua primogenitura, que lhe daria o direito de um benção especial do pai.

“Eis que estou a ponto e morrer; logo, para que me servirá o direito de primogenitura?” (Gn 25:32). Sem pensar duas vezes ele vendeu esse direito ao irmão Jacó, que lhe deu pão e um guisado e lentilhas, desprezando a bênção que iria receber.

Há dois comandantes. “Pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito” (Rm 8:5).

Quem padece com seus pensamentos? A carne ou o espírito? Sua carne padece? Ela reclama atenção? Você está próximo de Jesus contra a carne? O pecado te domina? Você erra mesmo sabendo que é pecado? Sente saudade do pecado?

Você consegue discernir bem a voz do Espírito Santo ou confunde a voz d’Ele com a da carne? O inimigo ainda o engana facilmente? Ele ainda consegue convencê-lo que pecado não é pecado?

Se o pecado resiste, e domina seu dia e seu falar, deduzimos que quem deve estar padecendo em seu interior é o seu espírito e não a sua carne. É seu espírito que se sente mal em si e é sua carne que manipula e domina seus pensamentos e a forma que você pensa. “Digo, porém: Andai em Espírito, e não satisfareis o concupiscência da carne” (Gl 5:16).

Concupiscência - no original grego, é “epithumia” desejo intenso.
Andai - o andar, por ser uma ação contínua, requer uma atenção contínua.
Satisfazer - vem do grego “teleo” que quer dizer levar ao fim, terminar, consumar. Você pode impedir a consumação do pecado.

Ló satisfez a vontade que nasceu com o simples olhar. “Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar” (Gn 13:11).

Ele escolheu para si toda a planície do Jordão e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma. “Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor” (v13).

É também uma questão de escolha. “Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno; porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes” (Dt 11:26-28).

Onde suas escolhas tem te levado? Para o mesmo lugar que a escolha de Esaú o levou? Ou para Sodoma, local que a escolha de Ló o conduziu?

Quem é o seu pai? “Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (João 8:44).

“Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (João 1:12).

Quem guia você? “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Rm 8:14).

Existe um conflito. “Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis” (Gl 5:17).

Mas existe uma solução. O Espírito Santo!!!
“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gl 5:16).

Precisamos andar com Ele! Deus quer ser o seu comandante. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo” (Ap 3:20). Você tem coragem de abrir a porta?

Quer mudar a sua história. “Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5.17).

Quer te fazer vencedor. “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8:37-39).

Deixe Deus comandar sua vida!
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP