Site MANT Belém

quinta-feira, 11 de março de 2010

Quem insiste alcança a bênção

 
O texto de Marcos 5:21-43 narra o momento em que Jairo foi buscar em Jesus socorro para a sua única filha, que estava morrendo. O texto foi escrito para os cristãos judeus que moravam em Roma, quando passavam por uma grande provação, já que o imperador romano desencadeou uma forte perseguição contra os cristãos:

Naquele momento estava sendo acompanhado de uma grande multidão. Jairo era um dos principais da sinagoga, ou seja, um líder religioso da religião judaica. Ao ver Jesus ele prostrou-se aos seus pés, e lhe rogava muito:

"... Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos, para que sare, e viva" (v23).

Jesus seguiu com ele mas a multidão vinha junto, o apertando. Nesse momento temos uma pausa. Foii quando a mulher que sofria há doze anos com um fluxo de sangue tocou as vestes de Jesus em meio a multidão.

"E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes?" (v30).
 
Jairo, que significa "aquele que conduz a luz", teve que esperar um longo tempo. Jesus queria identificar quem o tocara, no meio de tanta gente. Quando ele se despediu dela, para retomar a caminhada junto a Jairo, chegou uma notícia desanimadora:

"Estando ele ainda falando, chegaram alguns do principal da sinagoga, a quem disseram: A tua filha está morta; para que enfadas mais o Mestre? E Jesus, tendo ouvido estas palavras, disse ao principal da sinagoga: Não temas, crê somente" (v35-36).

Jairo deu uma grande demonstração de fé e perseverança. Ele creu e perseverou, apesar dos contratempos e más notícias, e por isso alcançou a bênção.  
 
Jairo continuou demosntrando sua fé em Jesus e perseverou...

1) Mesmo quando Jesus "lhe virou as costas" (v21-34)

Jesus deu atenção à mulher com hemorragia e por alguns instantes virou as costas para Jairo e para a urgência que requeria o gravíssimo estado de saúde da sua filha.

Aplicação: Alguma vez você já se sentiu assim, como que desamparado de Deus? Parece que ele virou as costas para você? As portas não se abrem, as orações não são respondidas?

Não desista: insista.

2) Mesmo quando recebeu a notícia da morte da sua filha (v35-36).

Foi uma difícil prova para um pai. No entanto, nem mesmo essa terrível notícia o fez desistir.

Aplicação: A crise aumentou? O casamento acabou? A família está na UTI? A emoresa faliu? Perdeu o emprego? A doença é grave? NÃO DESISTA!

Não se deixe abalar pelas notícias ruins. O mundo é cheio de notícias ruins, mas Jesus venceu o mundo. Mesmo que aquilo que você mais temia tenha acontecido, não se abale, pois Jesus é poderoso para reverter qualquer situação. Demonstre a sua fé em Jesus e persevere.

3) Mesmo quando enfrentou a zombaria dentro da sua própria casa 
38 E, tendo chegado à casa do principal da sinagoga, viu o alvoroço, e os que choravam muito e pranteavam.


39 E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme.

40 E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.

41 E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.

42 E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto.

43 E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.

A zombaria já existia naquele tempo, mas há de se intensificar em nossos dias: "... sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores com zombaria andando segundo as suas próprias concupiscências" (II Pedro 3:3).

Jesus também enfrentou a zombaria, desde o início do seu ministério até a cruz. Ele morreu debaixo de zombaria, mas, venceu a zombaria.

Aplicação: Estão zombando de você? Da sua fé, convicção, religião?

A zombaria dói, especialmente se ela acontece dentro da nossa casa. Mas esta é a hora: fique firme em sua fé! Perseverança!

Conclusão: Se queremos que Deus aja em nossas vidas, temos que conservar nossa fé em Jesus e perseverar em qualquer situação. Ainda que você esteja se sentindo desamparado, ainda que as notícias sejam ruins, ainda que esteja enfrentando zombaria (dentro e fora de casa), continue demonstrando sua fé e perseverança. Deus conta com a sua fé em Jesus e perseverança para agir. Não desista: quem insiste alcança a bênção.
 
:: Quer receber os textos do blog por e-mail? Clique
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP