Site MANT Belém

domingo, 12 de dezembro de 2010

Família, um projeto de Deus

Sentir-se amado é a uma das principais necessidades do ser humano, principalmente no relacionamento afetivo. Por amor, subimos montanhas, atravessamos mares, cruzamos desertos e enfrentamos todo tipo de dificuldades.

Sem amor, montanhas tornam-se insuperáveis, mares intransponíveis, desertos insuportáveis e dificuldades avoluma-se pela vida afora. Com isso concluímos que o maior combustível para qualquer empreendimento, ainda é o “amor”.

Quando se casa, cria-se a expectativa de um casamento “quase perfeito”, esperamos do outro o mínimo de defeitos, esquecendo que o outro é “gente”. Mas no mundo real do casamento, é diferente, onde o cotidiano revela a real identidade da cada um.

POR QUE HOMEM E MULHER SE CASAM?

1) Suprir uma necessidade afetiva:
“Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só” (Gn. 2:18a)

“Então o homem disse: “Agora sim! Esta é carne da minha carne e osso dos meus ossos. Ela será chamada de ‘mulher’ porque Deus a tirou do homem.” (Gn.2:23)

2) Gerar descendentes:
“Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a” (Gn. 1:28)

3) Ajudar um ao outro:
Deus fez para o homem alguém que o ajudasse como se fosse a sua outra metade. É por isso que o homem deixa o seu pai e a sua mãe para se unir com a sua mulher, e os dois se tornam uma só pessoa. (Gn. 2:18b,24).

O QUE ESPERA UM HOMEM DE UMA MULHER?

Isso depende muito de cada homem, mais em vias de regra são coisas básicas, como = compreensão, admiração, poucas palavras ou até nem uma em determinados momentos.

“Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça. Uma esposa que vive resmungando é como água que pinga sem parar” (Pv.19:13 = B.L.H)

“É melhor morar no deserto do que com uma mulher que vive resmungando e se queixando.” (Pv.21:19)

Submissão = Sub = está debaixo de (apoiar) – missão = projeto, alvo. Portanto submissão não é escravidão, subjugo, é um papel nobre que Deus designou, afinal Ele deixaria coisa, ruim ou desagradável às suas filhas?

Quando uma mulher não se dispõe a submissão ela peca em três aspectos:

1) Quebra de um princípio da Palavra
“Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos” (Ef. 5: 22,24).

“... a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.” (Tt. 2:5)

2) Assume um papel que não é seu (sobrecarga)
Sempre que uma mulher responsabilidades do homem, adquire pra si uma sobrecarga, gerando-lhe cansaço, físico emocional, impedindo-lhe o desempenho de “esposa”.

3) Usurpação do governo do marido
“porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo” (Ef. 5: 23).

Exemplo de Jezabel = A quem diga que o maior pecado de Jezabel foi a vaidade, no entanto que mostra as escrituras, é que o maior pegado de Jezabel era usurpação da autoridade do marido (Acabe) tanto política, moral e principalmente espiritual.

O QUE ESPERA UMA MULHER DE UM HOMEM?
Cuidado, carinho, compreensão, segurança, postura sacerdotal e acima de tudo, amor.

“Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela” (Ef. 5:25,28)

“A falta de dignidade no tratamento do esposo para com a esposa, impede as orações” (I Pe.3:7)

AMOR = Expressão, manifestação, ação.
“Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obras e em verdade” (I Jo. 3:18).


:: Quer receber os textos do blog por e-mail? Clique
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP