Site MANT Belém

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

"Êuticos" - Sintomas de sono

Oração perde o clamor - Deixa de orar pelas coisas que ama (família, amigos, cidade, país). Não leva a sério uma das coisas que Jesus, mas nos incitou a fazer. Não ora pelos projetos da igreja, nem participa de campanhas de oração. Não ora nem por si mesmo, para pedir proteção, benção, quebrantamento, direção, etc. A oração também é atrapalhada pelo sono (literalmente).

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Romanos 12:12)

Projetos incompletos - Não evolui nos estudos da Palavra, abandona o devocional, desiste da escola dominical, abandona projetos da igreja, faz jejuns quebrados, participa uma vez ou outra da campanha de oração.

“O preguiçoso deixa de assar a sua caça, mas ser diligente é o precioso bem do homem”. (Provérbios 12:27)

Falta de ousadia, apatia, insensibilidade - A Palavra não tem mais impacto, não quebranta, não queima mais. É menos louvor, adoração, sonhos e realizações. Estagnação, coração indiferente em relação às coisas de Deus. É como ir e voltar sonâmbulo da igreja.

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”. (Romanos 12:1)
“Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele”. (Efésios 3:11-12)

Preguiça - Se puder passa o dia dormindo, acorda tarde, faz as coisas tarde, atrapalhando a chegada na igreja e comprometendo atividades como oração e estudo da Palavra. Não se habilita a nada que precise chegar mais cedo, ir um dia a mais na igreja, dê trabalho.

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio”. (Provérbios 6:6)

Não quer crescer espiritualmente - Está sempre bom do jeito que está, pois prefere ser um mero figurante nas transformações prometidas pelo Senhor. Perde unção, perde benção, perde cura, perde libertação, pois não faz questão. No assunto “chamado” quer ficar lá atrás, na janela, longe dos olhos dos outros, discreto, onde ninguém atrapalhe seu sono.

“Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite, e não de sólido mantimento”. (Hebreus 5:12)

Problemas com velhos hábitos - O escuro é procurado por quem tem sono. Trevas é a fábrica da antiga vida, no pecado. Mesmo tendo sido resgatado o imprudente procura o escuro e dorme novamente para as coisas de Deus.

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz”. (Romanos 13:11-12)

Não lembra de nada - Não lembra o assunto do último culto, nem a mensagem da pregação, nenhum trecho de versículo, esquece compromissos, e outros tipos de lapsos.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito”. (João 14:26)

A pregação vira blá blá blá - Tanto faz, tanto fez. Acredita que sempre é possível dormir mais cinco minutinhos. Se agarra a isso para poder pecar a vontade, não levando a sério a santidade, o chamado, e rasgando as páginas do Apocalipse.

“Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural... Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito”. (Tiago 1:23 e 25)

Sem fé - Fica murcho, sonolento, com dúvidas, sem esperança, achando que seu esforço é vão. Já foi fervoroso, mas desanima ao olhar pela janela e ver a realidade do mundo. Fica cansado ao fazer a obra, pois só vê impossibilidades (não tenho passagem de ônibus para chegar à igreja, meu bairro é perigoso para pregar a Palavra, não consigo ler a Bíblia por causa da minha vista cansada).

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. (I Coríntios 15:58)

Mal serviço - Não se esforça mais para ser um levita de excelência. Não observa horários, tem preguiça, não capricha e não busca a presença do Espírito Santo. Não se esmera na obra. Vira um remisso, que segundo o Aurélio é alguém descuidado, negligente, desleixado, sem atividade; indolente, frouxo, vagaroso, lento, tardo: pouco intenso.

“Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”. (Romanos 12:11)
“Pois o zelo da tua casa me devorou, e as afrontas dos que te afrontam caíram sobre mim”. (Salmos 69:9)

Sumiço, afastamento -
Com o sono relacionado a tudo isso é inevitável o afastamento e até o abandono da igreja. Uma janela perigosíssima que pode ser definida como apostasia (do grego “estar longe de”). É descrita no evangelho como um dos sinais do fim dos tempos. A pessoa se desliga, decai. Se afasta da vida com Cristo para voltar para o escuro. Ela dorme por causa do abandono, deserção, rebelião, retirada.

“Por que, pois, se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia tão contínua? Persiste no engano, não quer voltar”. (Jeremias 8:5)

Vencidos pelo sono

Alguns podem até lutar, mas permitem ser vencidos, não apenas pelo sono, mas pelo mundo. “E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera”. (Mateus 13:22)

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé. Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:3-5).
Leia também:
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP