Site MANT Belém

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Como não cair da janela?

Hora de despertar - Para quem já acompanhou boa parte dessa história porque dormir antes da melhor parte? Nossa escolha foi a melhor, não há nada que se compare.

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz”. (Romanos 13:11-12)

“Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá”. (Efésios 5:14)

Arrependimento - Até que parte você acompanhou a exortação? Ainda dá para correr atrás do prejuízo, se despertar em tempo.

“Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres”. (Apocalipse 2:5)

Atento e sóbrio - É preciso crer na Palavra até o fim, sem rasgar as páginas de Apocalipse. Não sabemos o dia de amanhã.

“Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite... Mas vós, irmãos, já não estais em trevas, para que aquele dia vos surpreenda como um ladrão; porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios”. (I Tessalonicenses 5:2-6)

Buscar a Deus - Se for difícil permanecer acordado, diante das tentações, fraquezas e dúvidas, não faltará a mão do Senhor para nos ajudar na caminhada.

“Com força me impeliste para me fazeres cair, porém o SENHOR me ajudou. O SENHOR é a minha força e o meu cântico; e se fez a minha salvação”. (Salmos 118:14-13)

Ajuda e conselho - Em atos 20:11 vemos que a sonolência desastrosa do jovem não tirou o ânimo para que o apóstolo cumprisse o propósito de Deus e exortasse o povo até a alvorada. O sonolento cai, mas o trabalho da Igreja não para. O versículo que finaliza esse trecho expressa a alegria daquela comunidade, por não ter perdido uma ovelha, um irmão querido, um membro da família: “Então, conduziram vivo o rapaz e sentiram-se grandemente confortados. (Atos 20:12) Com sabedoria, cutuque o irmão ao seu lado. Quem tem as pálpebras pesadas, peça ajuda; orações.

“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança”. (Provérbios 11:14)

Descansar (no Senhor) - Se afaste das janelas. Descanse na hora e lugar certo. Para todos os tipos de cansaço (todos), existe solução.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.
(Mateus 11:28)

Perseverar - O verbo também significa conservar-se firme e constante; persistir, prosseguir, continuar. Quem persevera não dorme. Persevere na obra, não desista dos seus sonhos, não desista de você, da sua família, da sua cidade, do seu país.

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”. (Romanos 12:12)

Fugir do engano - Não pare de adorar, louvar, buscar as coisas boas e verdadeiras de Deus. O engano também é irmão do sono e da morte. Não dê chance para o tropeço; ande na luz e espante o sono.

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. (João 4:24)

Fechar as janelas - Pare de olhar para o mundo, você não está perdendo nada. Você já parou pra pensar o que significa uma queda, na altura que você está? Cristo nos leva a voar como águias, em outros níveis. Imagine o que é perder as asas repentinamente?

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. (I João 2:15)

“Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”. (II Coríntios 7:1)

“Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito”. (Efésios 5:17-18)

Vigiar e orar - Ore, ore, ore, ore. Já notou quantas vezes falamos de oração, somente nesse estudo? É a vontade do Pai. Escute, não durma. Vigiar e orar é uma dobradinha, extremamente necessária. Quando Jesus voltar, como ladrão, prefira estar orando do que dormindo.

“Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã”. (Marcos 13:35)

Repreender o espírito de sono
Não perca o foco, não deixe o fogo apagar. Peça para o Espírito Santo lhe ajudar, para ficar atento, vigilante, sóbrio, completamente acordado para Deus. Existe o sono enviado pelo Senhor (I Samuel 26:12), bem diferente daquele que te atrapalha e afasta de Deus.

Ore e repreenda o espírito de sono, para que nada lhe impeça de receber a Palavra do Senhor. Não se drogue tomando remédios ou estimulantes. Peça orientação para suas lideranças para identificar se é um caso de cura interior. Destrua as fortalezas pelo poder de Deus.

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”. (II Coríntios 10:4-5)

Dormir também é vida
Dormir é bom. Não é a toa que os médicos sono de 7 a 8 horas por dia. Sono é necessário para o descanso mental e físico, além de processos importantes no metabolismo. Quando dormimos restabelecemos as forças. Quando dormimos sonhamos e podemos ter revelações divinas. Foi assim com Jacó, José (filho de Jacó), José (esposo de Maria). Jesus também dormia, e sabia como ninguém a forma correta de dormir.

Jesus dormia, pois descansava no Senhor - Não fique acordado para as aflições, dúvidas, desesperança. Aproveite que está acordado e faça alguma coisa.

“Mestre, não te importa que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. Então, lhes disse: Porque sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (Marcos 4:38-40)

Jesus confiava no Pai - Faça a sua parte, fique acordado na semeadura. Depois durma, descanse, confie e acorde para colher.

“E dizia: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse semente à terra. E dormisse, e se levantasse de noite ou de dia, e a semente brotasse e crescesse, não sabendo ele como”. (Marcos 4:26-27)

Acordado para o Pai - Enquanto os apóstolos teimosamente dormiam, Jesus orava sem parar, para que Deus lançasse fora o temor da morte na cruz. O cálice não foi passado do Cordeiro, para que a vontade do Pai fosse feita. Ele recebeu a força que precisava para prosseguir.

“E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores”. (Marcos 14:41)

Foi assim que Jesus venceu a morte. Porque Ele não poderia vencer o sono?
Não podemos dormir. E quem dormiu desperte, antes de cair da janela. Isso não é como a função “soneca” do celular. É preciso despertar antes que seja tarde. Só existe um despertador, que traz vida, ensina, ajuda a orar, e nos faz lembrar de todas as coisas.

NOSSO DESPERTADOR: ESPÍRITO SANTO
“O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito VIVIFICA. (II Coríntios 3:6)

Leia também:
Não caia da janela. Desperte!
"Êuticos" - Sintomas de sono
Ressuscitando o sonolento
Site MANT Belém

Nenhum comentário:

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP